segunda-feira, 9 de maio de 2011

Carvão Ativado


Olá, novamente... o próximo será sobre Potencial Padrão
 
O que é carvão ativado e por que ele é usado em filtros?
___
O carvão é carbono. Carvão ativado é aquele que foi tratado com oxigênio para abrir milhares de pequeninos poros entre os átomos de carbono. Veja essa informação retirada da Enciclopédia Britannica (em inglês).

"O uso de técnicas de fabricação especiais resulta em carvões altamente porosos com áreas de 300 a 2.000 m2 de superfície por grama. Esses assim chamados carvões ativos ou ativados são amplamente usados para adsorver substâncias odoríferas ou coloridas de gases ou líquidos".

A palavra adsorver é importante aqui. Na adsorção as moléculas de uma substância se fixam à superfície de outra substância. A enorme área de superfície do carvão ativado dá a ele vários lugares de ligação. Quando certas substâncias químicas passam próximas da superfície do carbono, unem-se a essa superfície e são aprisionadas.

O carvão ativado é bom em aprisionar outras impurezas que tenham carbono como base (substâncias químicas orgânicas), como também substâncias como o cloro. Muitas outras substâncias químicas não são atraídas pelo carbono (sódio, nitratos, etc) passando direto por ele. Isso significa que um filtro de carbono ativado vai remover certas impurezas, mas vai ignorar outras. Isso também significa que, uma vez que todos os locais de ligação estejam preenchidos, um filtro de carvão ativado para de funcionar. Nesse ponto deve-se substituir o filtro.

As aplicações em fase líquida podem requerer os tipos pulverizados (pó) ou granulados de carvão ativado. A seleção do tipo do carvão ativado para fazer a filtração, envolve considerações como processo, líquido a filtrar, possibilidade de regeneração, temperatura e custo.

O carvão ativo em pó, tem grande área superficial, estrutura porosa bem distribuída, predominando médios e macro-poros; são utilizados em processos de filtração descontínuos. O carvão ativo pode ser misturado ao líquido a ser tratado filtrado e removido por filtração e/ou sedimentação, após um tempo de contato. Suas aplicações vão desde a purificação de produtos químicos como a glucose, ácido lático, gelatina, cafeína, glicerinas, gorduras, ceras, óleos, carbonato de sódio, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, águas municipais, refino de açúcar, refrigerantes, sulfato de alumínio, fenol, antibióticos, sorbitol, manitol, dextrose, suporte catalítico, banhos galvânicos e outros.
Os carvões ativos granulados têm dureza para evitar perdas por fricção, são utilizados em colunas de leitos fixos ou móveis por onde o fluido é filtrado e purificado. Podem ser usados em processos de adsorção em fase líquida ou gasosa e entre as aplicações citam-se os filtros de decloração de águas potável e industrial, tratamento de efluentes, purificação de ar, purificação de gás carbônico, adsorção de álcool, desodorização de geladeiras, câmaras frigoríficas, tratamento de gases, recuperação de solventes, suporte catalítico, purificação de ácidos, tratamento de águas para filtros domésticos, gasolina e querosene e outras

FONTE:
Como tudo Funciona. O que é carvão ativado e por que é usado em filtros? Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao209.htm%3E (Acesso em 20/09/2010) 
Natural Tec. Carvão Ativado/ Carbonat. Disponível em: <http://www.naturaltec.com.br/Carvao-Ativado.html> (Acesso em 28/04/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário