quarta-feira, 18 de maio de 2011

Potencial padrão de Redução

Voltando a ativa...


Potencial eletroquímico, potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP ( Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzido. Cada espécie tem seu potencial intrínseco de redução.

O potencial padrão é a energia mínima necessária para que o elemento entre em estado fundamental, seu estado de menor energia. É usado para identificar quais reações são espontâneas (ou seja, tem uma tendência natural para ocorrer). É um critério termodinâmico que diz que, em temperaturas e pressão constantes, a energia de Gibbs da reação, ∆rG, deve ser negativa que a reação corra espontâneamente. Mas em geral é suficiente considerar a energia Gibbs padrão da reação, ∆rGº, que está relacionada com a constante de equilíbrio por:

rG°=-RTlnK
Uma reação é favorável, no sentido de K > 1, se Eº > 0, Eº é a diferença dos potenciais padrão das duas semi-reações nas quais a reação global pode ser dividida. (SHRIVER, pág.: 165)
O Potencial Padrão reflete a propriedade redox de uma espécie, ou seja, quanto mais distante positivamente de 0 o Eº (Eq. 1) for, é o maior caráter oxidante da espécie, por conseguinte, quanto mais distante de 0 negativamente o Eº for, maior será o caráter redutor da espécie.

Mn+(aq) + ne- M(s) [1]

Em Bioquímica, é frequentemente referido como potencial de meia onda por corresponder ao ponto em que metade das espécies se encontra reduzida.
Para se obter potenciais de eletrodos se atribui um valor arbitrário a um deles, que se toma como referência. Os demais são medidos verificando-se a diferença de potencial que adquirem quando ligados ao eletrodo de referência. O sinal depende do sentido em que ocorre a reação do eletrodo. Por convenção, os potenciais de eletrodo se referem a semi-reação de redução. O potencial é considerado positivo quando a reação que ocorre no eletrodo ( em relação ao de referência ) é a redução, e negativo quando é a oxidação. O eletrodo mais comum que se toma como referência para tabular os potenciais de eletrodo é o par H+ (aqu., 1M)/H2 (1 atm), que se denomina eletrodo de referência ou normal de hidrogênio, o qual possui valor = 0 Volt.
A medição de ORP é muito utilizada em processos industriais, em tratamento d'água e em laboratórios. Uma grande aplicação para esta tecnologia é o controle de cloro na água potável, industrial, de torres de resfriamento ou de efluentes.


FONTE
  • Wikipedia, a enciclopédia livre. Disponível em: <<http://pt.wikipedia.org/wiki/Potencial_de_redu%C3%A7%C3%A3o>>. Acesso em 12/08/10
  • SHRIVER, D.F., et al; Química Inorgânica, 4ª Edição; São Paulo: Bookman (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário